Sustentabilidade e Cidadania

A Evolução Histórica dos Direitos Fundamentais Sociais e Ambientais

  • André Luiz Nunes Zogahib
  • Elieder Bonet Abensur
  • Reginaldo da Silva Gonçalves
Palavras-chave: Sustentabilidade, legislação ambiental, cidadania

Resumo

A sustentabilidade é uma disciplina ampla, que oferece aos pesquisadores uma variedade de problemáticas sobre a maioria dos aspectos do mundo humano, dos negócios à tecnologia, ao meio ambiente e às ciências sociais. Ao criar um cenário para o progresso da diminuição dos impactos ambientais, ao longo da evolução humana, foram elaboradas leis que de certa forma não são seguidas por muitos na atualidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo elucidar leis, doutrinas e jurisprudências inerentes ao comportamento do homem frente aos problemas ambientais, bem como a respectiva proteção constitucional do meio ambiente (casa comum), frente à exacerbada degradação causadas pelo homem, e com isso buscou-se analisar de forma sistemática as interações das atividades sociais, políticas e econômicas que, de certa forma, está diretamente vinculada ao ambiente e suas respectivas implicações. A sustentabilidade baseia-se em política, economia e filosofia e outras ciências sociais, bem como nas ciências exatas. As habilidades de sustentabilidade e a conscientização ambiental são uma prioridade eminente em todo planeta. O artigo científico é de natureza bibliográfica, tendo como fonte a Constituição Federal, artigos, fontes doutrinárias, jurisprudências entre outras fontes bibliográficas que sustentaram esta pesquisa.

Biografia do Autor

André Luiz Nunes Zogahib

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Graduado em Administração de Empresas/Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas. Graduado em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas.

Elieder Bonet Abensur

Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-graduando em Direito Processual pela Escola da Magistratura do Amazonas (ESMAM). Graduado em Direito pela Uninorte.

Reginaldo da Silva Gonçalves

Pós-Graduando em Direito Processual pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM). Graduado em Direito pela Uninorte.

Publicado
2020-02-27