O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos científicos devem ser originais e inéditos ou apresentados em eventos públicos, cujos anais não tenham sido publicados, exceto para as edições especiais. Eles serão submetidos à apreciação prévia da coordenação da revista para verificação do atendimento aos requisitos formais de submissão e, posteriormente ao Conselho Editorial, seguindo o trâmite estabelecido pela coordenação da Revista de Direito da Amazônia, que poderá recomendar, ou não, a sua publicação. 

Os artigos científicos encaminhados não poderão ser submetidos simultaneamente a outras revistas e/ou periódicos, e devem se enquadrar em qualquer área do Direito e/ou interdisciplinar, exceto para as edições especiais. A priorização na escolha da publicação dos trabalhos enviados decorrerá do juízo de oportunidade desta Revista.

A remessa ou publicação dos artigos científicos/trabalhos não implicará remuneração de seus autores, portanto, ao enviarem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada um deles estão sendo cedidos à Revista de Direito da Amazônia da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), sem qualquer ônus, respeitando o estabelecido nestas normas. Também não haverá nenhum tipo de cobrança de veiculação ou de qualquer taxa de processamento do artigo.

Juntamente com o trabalho, o autor deverá informar ainda número de telefone (atualizado) e endereço de email para eventual contato.

A Revista de Direito da Amazônia reserva-se no direito de aceitar ou vetar qualquer artigo original recebido em desacordo com estas orientações, recomendações do Corpo Editorial ou de pareceristas, quando necessário, bem como o direito de propor eventuais alterações. Uma vez aprovados, serão divulgados sem custo para autores e/ou leitores.

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo, portanto, disponibilizados para outras finalidades e/ou a terceiros.

Trabalhos que envolvam resultados de pesquisas com seres humanos deverão ser remetidos com a devida autorização do Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com as normas vigentes.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. Os artigos que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidos aos autores para correção e posterior reenvio dentro do prazo estabelecido em até 20 dias corridos, a contar da data de encaminhamento para correção, ou em data previamente estabelecida em caso das edições especiais a serem publicadas.

As opiniões contidas nos artigos científicos/trabalhos são exclusivamente de responsabilidade dos respectivos autores.

Os originais dos trabalhos publicados, bem como as informações complementares, incluindo tabelas com dados estatísticos, gráficos, imagens e fotos, não serão devolvidos aos autores.

REGRAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

Geral

O artigo científico deve estar digitado no formato Word, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha de 1,5, justificado, folha tamanho A4. Serão recebidos trabalhos redigidos em português, com no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) laudas/páginas – não numeradas, exceto em casos de edições singulares/especiais e/ou artigos exclusivamente selecionados pelo Conselho Editorial para datas comemorativas.

Título

Título em português deverá estar em fonte 24, Times New Roman, centralizado, negrito, maiúsculas apenas nas letras iniciais. Máximo de 15 palavras. O título em outro idioma deverá vir logo abaixo do português, na mesma fonte, tamanho 16, itálico e centralizado.

Autoria

Informar logo abaixo do título, o nome do autor/autores, por extenso e em negrito. Fonte Times New Roman, tamanho 12, margeado à direita. Em caso de mais de um autor, os nomes devem ser listados um abaixo do outro – a ordem fica a critério dos autores. O(s) currículo(s) deverá(ão) ser acrescentado(s) no final do artigo, após as referências bibliográficas, contendo nome completo, situação acadêmica, títulos e exercício profissional.

Resumo

Após autoria, deverá ser apresentado um resumo do trabalho em português com até, no máximo, 200 palavras; devendo ainda este resumo ser redigido em língua inglesa ou outro idioma. A palavra Resumo será identificada em fonte Times Roman, tamanho 12, negrito, primeira letra maiúscula. Em outro idioma, mesmas regras, acrescenta-se o itálico;

Palavras-Chave

Após o resumo, devem ser relacionadas as “palavras-chave”, representando o conteúdo do artigo - no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) palavras, separadas por vírgula. A palavra-chave será identificada em fonte Times Roman, tamanho 12. Em outro idioma, mesmas regras, acrescenta-se o itálico e o negrito;

Desenvolvimento

O artigo científico deverá conter uma introdução, tópicos/desenvolvimento e conclusão. Os títulos de capítulos/tópicos deverão estar negritados e as letras iniciais, em maiúsculo.

Ilustrações/Tabelas

Tabelas, figuras, quadros, fotografias, mapas, desenhos, fluxogramas, gráficos e outros deverão estar inseridos no corpo de texto, com respectivas legendas. Para prevenir eventuais problemas de visualização da imagem, as que forem utilizadas deverão ser enviadas para o e-mail revista.esmam@tjam.jus.br, devidamente identificadas, no formato JPG. No “assunto” do e-mail, identificar “Ilustrações – Nome do artigo”;

Notas, Bibliografia, Citações e Currículo

Notas (se houver), referências bibliográficas, perfil/currículo do autor/autores e objetivo do artigo (se for tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado) deverão vir, nesta ordem, ao final do trabalho (não no rodapé), fonte Times New Roman, tamanho 12. As notas devem estar identificadas pelo sistema numérico sequencial, restringindo-se ao mínimo necessário. As citações devem ser referenciadas e seguir o que preconiza as normas da ABNT em relação ao assunto. As referências bibliográficas também deverão seguir as recomendações contidas nas normas da ABNT.

Dúvidas

Para os demais casos não especificados nestas regras, deverão ser observados o que orienta a NBR 6023.

Recomendações de Leitura:

ABNT

http://www.abnt.org.br/

CNPQ

http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes

IBICT

http://revista.ibict.br/

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.